Notícias

SPMS apoia projeto “Saúde em Ovar Sem Papel (SOSP)”

14 Março, 2018

O Hospital Dr. Francisco Zagalo apresentou o projeto “Saúde em Ovar Sem Papel (SOSP)” numa cerimónia realizada na Escola de Artes e Ofícios de Ovar, ontem, dia 13 de março.

Inserindo-se na transformação digital do setor da Saúde, esta iniciativa do Ministério da Saúde conta com a  participação da SPMS, EPE, juntamente com a Administração Regional de Saúde do Centro, do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga e do Hospital de Ovar.

20180313_095931

Com o objetivo de reduzir o consumo de papel, o Hospital Dr. Francisco Zagalo pretende “apostar na desmaterialização da gestão documental e da gestão de assiduidade, anular os novos processos clínicos em papel, entre outras mudanças, que têm também possibilitado testar em contexto real aplicações que estão a ser desenvolvidas pela SPMS”. Em comunicado oficial, a instituição hospitalar adianta que: “Com o SOSP, os utentes vão poder sair de uma consulta com o médico de família já com os meios complementares de diagnóstico e terapêuticos agendados no Hospital de Ovar e, após a realização dos exames, os resultados ficam também disponíveis para o médico de família no sistema informático”.

No âmbito do SOSP, a SPMS, EPE entregou ao Hospital de Ovar um robot que será usado na Unidade de Cuidados Continuados para “fins terapêuticos”, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar das pessoas com sinais e sintomas de ansiedade, depressão, desorientação ou dificuldades em manter foco comunicacional.

img_1049

O projeto SOSP vai arrancar com uma experiência-piloto na Unidade de Saúde Familiar João Semana, sendo gradualmente alargado a outras unidades funcionais de Ovar e reforçando, assim, a aposta na melhoria contínua e em sistemas de informação mais integrados, que permitem simplificar processos e aproximar o SNS dos cidadãos e dos profissionais, com maior transparência, qualidade e celeridade.

Durante a cerimónia, o Presidente do Hospital, Dr. Luís Miguel Ferreira, apresentou alguns resultados já obtidos com o HOSP – Hospital de Ovar Sem Papel, iniciativa lançada em outubro passado, que já permitiu aumentar de 27,3% para 73% a percentagem de receitas sem papel totalmente desmaterializadas. Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, também participou neste evento, cujo encerramento foi feito pela Secretária de Estado da Saúde, Rosa Valente de Matos.

Ainda no âmbito do HOSP foi lançado o projeto «cidadão.hosp», que consiste numa sala que funciona no Hospital de Ovar e onde os cidadãos encontram um profissional que os ajuda a aceder ao Portal SNS e ao Registo Nacional de Utentes, entre outras tecnologias da informação e comunicação no acesso a serviços de saúde.

O Hospital de Ovar tem sido pioneiro neste processo de desmaterialização, integrado na iniciativa  SNS Sem Papel liderada pela SPMS, EPE, com o objetivo de se cumprir até 2020 em todas as instituições hospitalares do SNS.

20180313_124753

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

7 Março, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS. No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional […]

100 milhões de resultados de exames disponibilizados no portal e na app SNS 24

7 Março, 2024

Mais de 100 milhões de resultados de exames médicos já foram disponibilizados e consultados na app e no portal SNS 24, tornando-se num marco significativo para a digitalização dos serviços de saúde, em Portugal. Desde o lançamento da partilha eletrónica, no dia 6 de maio de 2022, a rede de prestadores que comunicam os resultados […]

Certificado Digital COVID da UE- Respostas às principais questões

27 Julho, 2021

O Certificado Digital COVID da EU visa facilitar a circulação segura no espaço europeu. Este documento irá constituir prova de que uma pessoa: foi vacinada contra a COVID-19, ou recebeu um resultado negativo num teste, ou recuperou da COVID-19 A emissão destes certificados recorre aos sistemas de informação mencionados na orientação nº 007/2021 da Direção-Geral da Saúde. […]

Noticia_Procurementconferencia-250x250
Voltar
Voltar para o topo.