Notícias

Suite Hospitalar instalada no CHUC

13 Novembro, 2017

Está em curso uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. A implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light) no Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) arrancou no passado dia 11 de novembro. Neste processo, a SPMS, EPE assegurou a mudança e a instalação, com sucesso, de vários sistemas informáticos, contando sempre com o apoio das equipas e do Conselho de Administração do CHUC.

De grande complexidade, principalmente porque o funcionamento das várias instituições que integram o CHUC nunca foi interrompido, este projeto contou com a colaboração de vários técnicos da SPMS e do CHUC. Do lado da SPMS, de forma permanente e ininterrupta, estiveram no terreno cerca de 20 técnicos e 15 no apoio remoto, nomeadamente do SONHO v2 – Sistema Integrado de informação Hospitalar, SClínico – Sistema de informação de Gestão Clínica, IOP – Interoperabilidade, CTH – Consulta a Tempo e Horas, Webgdh, SIGLIC – Sistema de Informação de Gestão na Lista de Inscritos Para a Cirurgia, PEM – Prescrição Eletrónica Médica, SITAM – Sistema de Informação Taxas Moderadoras e Infraestrutura.

Integrando-se no processo de revolução digital no setor da Saúde, este projeto vem dar continuidade à uniformização dos sistemas de informação hospitalar no SNS, tendo por objetivo principal a melhoria na prestação de cuidados aos cidadãos. No decorrer do processo de implementação, e até à data, o atendimento aos utentes tem decorrido com normalidade e as equipas da SPMS continuam in loco, garantindo a monitorização dos diversos sistemas.

Devido à dimensão do CHUC, a implementação da Suite Hospitalar irá continuar em 2018, na Maternidade Dr. Daniel de Matos e no Hospital da Universidade de Coimbra, aumentando, deste modo, o número de instituições hospitalares com SONHO v2.

Norma Técnica – Disponibilização de Informação das Camas de Cuidados Intensivos e Intermédios

26 Fevereiro, 2020

A gestão de camas é uma questão inerente à eficiência hospitalar. Os hospitais, além da sua função principal de tratar doentes, têm que assegurar o acolhimento, com especial atenção para um contexto de cuidados intensivos. A cama hospitalar é reconhecida como um fator produtivo para um resultado positivo, fazendo assim parte da função-custo, a qual se pretende otimizar para providenciar cuidados de saúde eficientes.

cama
Voltar
Voltar para o topo.