Notícias

Serviço de TeleSaúde pioneiro em Portugal implementado em Castelo Branco

31 Outubro, 2017

Representantes do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS) visitaram o Centro Hospitalar Cova da Beira (CHCB) para acompanhar a experiência de um serviço de TeleSaúde implementado que, além de excelentes resultados, deu origem à criação de Normas de Orientação Clínica por parte da DGS, a aplicar a todos os hospitais portugueses.

Micaela Monteiro, diretora do CNTS, e Luís Gonçalves, consultor para a área da telepatologia, foram recebidos, no dia 23 de outubro, pelo presidente do Conselho de Administração do CHCB, João Casteleiro, pelo Enfermeiro Diretor João Ramalhinho e pela responsável do Serviço de Anatomia Patológica, Rosa Tomé.

A visita ao serviço de Anatomia Patológica do CHCB teve o objetivo de acompanhar o funcionamento do seu sistema de Patologia Digital, também designado de “e-patologia”, um programa pioneiro em Portugal, desenvolvido e implementado nesta área do CHCB e que permite superar a falta de médicos de Anatomia Patológica, particularmente nos hospitais do Interior, bem como reduzir significativamente o tempo de resposta para diagnóstico.

O CHCB explica que o programa ao permitir que todo o processo de diagnóstico, com base na análise de amostras recolhidas nos doentes, seja realizado no CHCB mediante acompanhamento à distância de especialistas do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup), com a colaboração da empresa ZMWay, “cumpre todos os requisitos para o qual foi criado o CNTS, pois contribuí para eliminar barreiras de acesso e levar o Serviço Nacional de Saúde a todos os cidadãos com profissionalismo e qualidade, gerando ganhos em saúde e promovendo a qualidade de vida dos utentes”.

A iniciativa inseriu-se no âmbito da atividade do CNTS, organismo integrado na SPMS, EPE, com a missão de potenciar a inovação e utilização das tecnologias de informação e comunicação e promover sinergias através de uma rede inclusiva de parceiros, com a finalidade de aproximar o cidadão à sua saúde.

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

7 Março, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS. No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional […]

100 milhões de resultados de exames disponibilizados no portal e na app SNS 24

7 Março, 2024

Mais de 100 milhões de resultados de exames médicos já foram disponibilizados e consultados na app e no portal SNS 24, tornando-se num marco significativo para a digitalização dos serviços de saúde, em Portugal. Desde o lançamento da partilha eletrónica, no dia 6 de maio de 2022, a rede de prestadores que comunicam os resultados […]

Certificado Digital COVID da UE- Respostas às principais questões

27 Julho, 2021

O Certificado Digital COVID da EU visa facilitar a circulação segura no espaço europeu. Este documento irá constituir prova de que uma pessoa: foi vacinada contra a COVID-19, ou recebeu um resultado negativo num teste, ou recuperou da COVID-19 A emissão destes certificados recorre aos sistemas de informação mencionados na orientação nº 007/2021 da Direção-Geral da Saúde. […]

Noticia_Procurementconferencia-250x250
Voltar
Voltar para o topo.