O presidente da SPMS, Henrique Martins, esteve na sessão pública que marcou o arranque da implementação da Receita Sem Papel na Região Autónoma da Madeira. A sessão decorreu no dia 3 de outubro, no Centro de Saúde do Bom Jesus, no Funchal, com apresentação do secretário regional da Saúde, João Faria.
Participaram vários profissionais do SESARAM – Serviço de Saúde da RAM, do IASAÚDE – Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais da Madeira e, também, responsáveis da Secretaria da Saúde. Segundo Henrique Martins, do ponto de vista informático, deixou de se falar em sistema nacional e regional, porque os sistemas passaram a estar integrados e, através da consolidação do registo nacional de utentes, tornou-se possível a entrada em vigor da receita eletrónica na Madeira. A partir de agora, as receitas emitidas no continente, ou nos Açores, já poderão ser aviadas nas farmácias madeirenses.
A Receita Sem Papel entrou em período experimental no dia 1 de outubro e irá prolongar-se até 31 de dezembro. A partir de 1 de janeiro de 2017, a RSP entra em pleno funcionamento.