No passado dia 25, o auditório do INFARMED foi palco da sessão “Simplificar Processos | Modernizar o SNS”, no âmbito do projeto Receita Sem Papel.
A sessão contou com a presença do Secretário de Estado da saúde, Manuel Delgado que destacou o excelente trabalho realizado pela SPMS e, agradeceu o envolvimento de todos os profissionais de saúde neste projeto, referindo que embora a utilização da prescrição eletrónica desmaterializada já seja uma realidade no Serviço Nacional de Saúde, o XXI Governo pretende dar um novo impulso ao uso da receita eletrónica.
Num ambiente de partilha de conhecimento e de experiências, a Presidente da ULS do Baixo Alentejo, Margarida da Silveira e a Vogal Executiva do Cento Hospitalar de Leiria, Alexandra Borges, fizeram o balanço da desmaterialização da receita nas instituições que dirigem. Focado nos objetivos estratégicos e nas grandes metas, o Presidente da SPMS, Henrique Martins, fez o ponto de situação do projeto, evidenciando a necessidade de consolidar o projeto em todas as entidades do SNS e do privado.
A sessão ficou marcada pela assinatura de protocolos com entidades privadas, cujo objetivo é operacionalizar o processo de prescrição eletrónica desmaterializada. Médicos e entidades foram estimulados a aderir à Receita Sem Papel.
O Conselho de Administração da SPMS entregou um prémio ao médico e à entidade que mais receitas sem papel prescreveu. Manuel Martins, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, foi o médico contemplado e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, foi a entidade distinguida.