Notícias

Expand – “Lisbon eHealth week” promoveu interoperabilidade na saúde

11 Dezembro, 2015

Organizado pela SPMS, em parceria com a Comissão Europeia, “Lisbon eHealth week” foi o último evento do Expand, projeto liderado por Henrique Martins, que decorreu entre janeiro de 2014 e  dezembro de 2015.

O Centro de Reuniões na FIL – Expo recebeu representantes de 27 Estados-Membros que durante três dias, de 9 a 11 de dezembro, impulsionaram o debate, a partilha de resultados e conhecimentos sobre interoperabilidade em serviços de saúde transfronteiriços.

Estiveram presentes mais de 150 participantes, em representação das autoridades nacionais dos Estados-Membros, Centros de Competência, Comissão Europeia, Indústria TIC, profissionais de saúde e cidadãos.

Em paralelo, durante os três dias, decorreu o evento técnico EXPANDathon, organizado em colaboração com o IHE-Europe no qual representantes de 9 países e da Comissão Europeia efetuaram com sucesso testes de interoperabilidade de sistemas Patient Summary e ePrescription/eDispensation.

Participantes EXPANDathon

Na sequência do trabalho de “Expandability” realizado pelo EXPAND, decorreu um workshop temático sobre European Reference Networks. Enquadrado com políticas estratégicas e de governação da UE para a interoperabilidade dos serviços de saúde transfronteiriços, nomeadamente do eHealth Network, da Diretiva de Cuidados de Saúde Transfronteiriços (Diretiva 2011/24/EU) edo CEF  – Connecting Europe Facility, o Expand tem feito “a ponte” entre um conjunto de soluções eHealthdesenvolvidas noutros projetos-piloto de larga escala.

Presidente do Conselho de Administração da SPMS e coordenador do projeto EXPAND, Professor Henrique Martins

O grande desafio desta rede temática tem sido consolidar e disponibilizar informações concretas para que os cidadãos dos Estados-Membros possam utilizar e beneficiar dos serviços de saúde transfronteiriços, garantindo, assim, uma maior segurança na prestação de cuidados de saúde, através da partilha de dados clínicos, suportados em requisitos técnicos, semânticos, organizacionais e legais, previamente definidos.

expandathon

O EXPAND chega ao fim, mas a implementação dos serviços de saúde transfronteiriços irá continuar. “É necessário informar todos os cidadãos  sobre estes serviços. Existe a necessidade do Patient Summary (Resumo Clínico), mas será que as pessoas sabem que têm essa necessidade?”, um exemplo destacado por Henrique Martins, servindo de mote para que o trabalho do EXPAND tenha continuidade. “Trabalhámos imenso, superou as expetativas” foi o feedback final do “Lisbon eHealth week”.

Temas

| |

100 milhões de resultados de exames disponibilizados no portal e na app SNS 24

7 Março, 2024

Mais de 100 milhões de resultados de exames médicos já foram disponibilizados e consultados na app e no portal SNS 24, tornando-se num marco significativo para a digitalização dos serviços de saúde, em Portugal. Desde o lançamento da partilha eletrónica, no dia 6 de maio de 2022, a rede de prestadores que comunicam os resultados […]

Esclarecimento

5 Maio, 2020

A escassez de equipamento de proteção individual no mercado nacional e internacional é do conhecimento público. As aquisições de EPI para as várias instituições do Ministério da Saúde, durante a epidemia da COVID-19, foram realizadas, de acordo com as obrigações legais e regulamentares aplicáveis, a 30 empresas diferentes, em função da respetiva disponibilidade e capacidade de fornecimento.

Atualizações salariais do Ministério da Saúde

21 Abril, 2020

Em maio os salários dos profissionais de saúde refletirão, com retroativos a janeiro, o aumento previsto para os trabalhadores da função pública. Em abril não foi possível atualizar, atempadamente e para todas as entidades do setor, o sistema de informação de suporte ao processamento de vencimentos, para aplicação do Decreto-Lei n.º 10-B/2020, de 20 de março.

hospital rhv
Voltar
Voltar para o topo.