Os centros de saúde de todo o país estão a aumentar o número de seringas distribuídas/trocadas no âmbito do Programa Diz não a uma seringa em segunda mão. Este projeto, que integra o Programa Nacional para a Infeção VIH/SIDA da Direção-Geral da Saúde, atualmente gerido pela SPMS, decorre em três estruturas distintas: equipas de rua, postos móveis e nos cuidados de saúde primários, através dos ACES (Agrupamentos de Centros de Saúde).
De janeiro a setembro deste ano foram trocadas 1.067.117 seringas, verificando-se um aumento exponencial de trocas nas instituições de saúde, totalizando 186.224 neste segundo ano em que participam no programa. A região centro e a Madeira são os locais onde se regista o maior número de trocas. Em 2013 foram distribuídas/trocadas 28.694 seringas por estas instituições (Relatório Anual do Programa Troca de Seringas 2013).
Em breve, as farmácias voltarão a integrar o programa, continuando a SPMS a ser a empresa responsável pelas aquisições e distribuição de kits.
O programa “Diz não a uma seringa em segunda mão” tem como objetivo prevenir a transmissão do VIH entre as pessoas que utilizam drogas injetáveis (PUDI), através da distribuição de material esterilizado e da recolha e destruição de material utilizado. O programa tem, também, o propósito de promover a utilização do preservativo.