O Ministério da Saúde anunciou esta quarta-feira (dia 24), através da publicação do Despacho nº 9725/2013, a criação da nova comissão para a informatização clínica, que fica sob responsabilidade da SPMS, EPE.
A CAIC – Comissão de Acompanhamento para a Informatização Clínica substitui a antiga CIC – Comissão de Informatização Clínica, a funcionar na dependência do Gabinete do Secretário de Estado da Saúde. O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Prof. Henrique Martins, assume a coordenação desta nova comissão, mantendo-se responsável pela continuidade do trabalho que já tinha desenvolvido no âmbito da CIC, de que se destaca o lançamento há um ano da PDS – Plataforma de Dados da Saúde.
A CAIC tem como funções principais a colaboração e acompanhamento do plano estratégico de informatização clínica do Serviço Nacional de Saúde, assegurando a participação e articulação necessária entre as diversas entidades intervenientes no processo de informatização a desenvolver.
A nova comissão mantém na sua dependência o funcionamento dos grupos de trabalho sobre telemedicina, informatização da urgência hospitalar, informatização em medicina intensiva, informática para o utente, segurança de dados clínicos, registos de enfermagem e interoperabilidade semântica.